Relato de Parto

 

“ Como toda mulher, quando descobri estar grávida do meu bebezinho, senti uma mistura de sentimentos: medo, incerteza, alegria, amor, ansiedade, preocupação, etc. Certo dia cheguei chorando na obstetra e ela me disse que eu estava muito sensível por causa das mudanças de hormônios e que, se continuasse assim, ela receitaria um remedinho extra (antidepressivo) ou indicaria ajuda de uma psicóloga. Nessa hora chorei mais ainda (rsrsrs), porém vi que realmente precisava tomar alguma atitude pra me sentir melhor e trabalhar todos esses sentimentos.
 
Saí do consultório decidida a procurar ajuda e evitar qualquer remédio por causa do bebê, e foi então que no mesmo dia, andando pelo corredor de saída do consultório, vi a clínica Click e logo pensei: como Deus é maravilhoso e age em nossas vidas nos guiando pelos caminhos certos. Toquei a campainha e logo soube que lá havia uma psicóloga especialista no atendimento a gestantes (oh glória a Deus, meu problema estava começando a se resolver!). Peguei o telefone e liguei agendando a primeira conversa. No dia marcado fui conhecer a Larissa, com quem tive encontros semanais (regados a muito choro..rsrs) que foram essenciais no tratamento de todos aqueles sentimentos que se tornavam intensos a medida que a data do parto se aproximava. Durante todo tratamento, foram muitas dúvidas e medos confidenciados a Larissa que, com maestria e paciência, sempre procurou entender e mostrar a minha capacidade para ser mãe.
 
Ao final da gestação, consegui esclarecer em minha mente aquela que talvez seja a maior dúvida das gestantes: qual parto fazer, normal ou Cesária? Decidi pelo parto normal e, melhor, descobri que poderia ter acompanhamento da Larissa para me ajudar neste momento. Senti um certo alívio pois, apesar de não saber exatamente como seria o acompanhamento, sentia confiança nela e sabia que isso iria me fortalecer no parto.
 
No dia do parto, fui surpreendida por tudo que a Larissa fez por mim, a começar por já estar no hospital antes mesmo da minha chegada. Ela foi a primeira pessoa a me receber e, além de permanecer me tranquilizando durante todos os momentos, também conseguia auxiliar meus pais e marido com orientações precisas sobre os procedimentos do hospital. Nas crises de dor, teve momentos em que eu pensava em desistir do parto normal, o que não ocorreu fundamentalmente pelo apoio da Larissa. Em outros momentos, ela agiu até como psicóloga da família, já que  conseguiu controlar até desequilíbrios emocionais do meu marido.
 
A minha experiência foi transformadora e pretendo repetir no futuro parto. Ter uma pessoa que saiba dizer palavras certas nos momentos certos é um diferencial num ambiente apreensivo e tenso como do parto. A palavra amiga da Larissa quebrou a tensão, contribuiu para que os médicos focassem no seu trabalho técnico e para que eu me sentisse consciente da minha escolha e acontecimentos, e ainda para que meus familiares pudessem agir e se manterem serenos em meio à emoção.
Enfim, ter o acompanhamento da Larissa durante toda a gestação e, principalmente durante o parto, foram fundamentais para me preparar e me amparar no período mais sublime de minha vida.”
 
Raquel L. e Leandro